Challenge Based Learning (CBL) ou Aprendizagem por Desafio é uma metodologia ativa que estimula os alunos a utilizar a tecnologia em seu cotidiano para solucionar problemas concretos através de esforços em suas casas, escolas e comunidades. O caráter colaborativo é uma de suas principais características, pois estimula a parceria entre alunos, professores e comunidades para desenvolver um conhecimento mais profundo dos assuntos que os alunos estão estudando ou situações que estejam vivenciando.

O processo de aprendizagem baseada em desafio começa com uma grande ideia e se desenvolve da seguinte forma: uma questão essencial, um desafio, questões norteadoras, atividades, recursos, determinando e articulando a solução, tomar medidas para implementar a solução, e a avaliação dos resultados. O processo também integra atividades importantes como reflexões, avaliações e documentação do andamento das atividades. Ao longo do desafio, os alunos documentam sua experiência usando áudio, vídeo, imagens e fotografia. 

A estrutura básica da CBL é: 

  1.   Engajar;
  2.   Investigar;
  3.   Agir;
  4.  Refletir, Documentar e Compartilhar.

Alguns benefícios dessa metodologia: 

  1.  Ir além do espaço físico da sala de aula; 
  2. Uso da tecnologia;
  3. Aluno inspirado;
  4. Professor e aluno aprendem juntos;
  5. Os desafios provocam reflexões;
  6. Desperta o pensamento criativo e crítico;
  7. Senso de coletividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental na Sala de Aula